Meu filho não come!

por Redação Meia Fina

Todo o dia é a mesma coisa. Choro, briga, cara feia. Você já fez teatro, aviãozinho, brigou. Mas não adianta: seu filho não quer saber de comer.

O dilema é uma das queixas mais freqüentes nos consultórios de pediatria e uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos pais de primeira viagem. Se você está vivendo este tormento dentro de casa confira o que se deve ou não fazer.

Comportamento ou doença?

Lembra quando seu filho comia as papinhas com gosto e alegria? Pois é, infelizmente este quadro costuma mudar a partir dos dois anos.

Até o primeiro ano de vida a criança precisa ganhar peso e o ritmo de crescimento é muito acelerado. Por isso o alimento é geralmente muito bem aceito.

Com dois anos o ritmo de crescimento decai e ela precisa de uma quantidade menor de calorias, o que influencia diretamente no apetite. Além disso, nesta fase a criança está descobrindo o mundo e parar para comer pode ser uma grande perda de tempo.

Para a pediatra Clarice Warnecke, os pais devem se preocupar com a falta de apetite da criança quando for freqüente e ela apresentar perda de peso e baixa na atividade.

Se a criança estiver com seu peso e altura nos limites normais recomendados para a sua idade pode-se pensar que a inapetência (como o termo é chamado pelos médicos) é transitória ou está ligada a questões comportamentais. “A falta de apetite pode ser uma maneira da criança exprimir que algo de errado está acontecendo, uma maneira de chamar a atenção. Pode ser até uma maneira da criança manipular os pais”, explica.

Nestes casos a postura dos pais é fundamental para que a criança aprenda hábitos corretos no que se refere à alimentação.

A médica explica que os pais devem evitar malabarismos como o famoso “ aviãozinho” ou pedir ajuda da televisão para desviar a atenção da criança. Brigar nem pensar, pois ela deve aprender que comer é um hábito saudável e prazeroso.

O correto é insistir um pouco e nunca substituir as refeições por outros alimentos. “ A criança deve estar ciente de que se ela não comer naquele horário, terá que esperar o próximo e ela precisa fazer uma escolha. Assim aprende os hábitos corretos – hora de comer é hora de comer não de brincar”, ressalta .

Mas sempre vale uma consulta ao pediatra para se certificar de que a criança está crescendo e se desenvolvendo dentro do esperado e para receber orientações personalizadas.

Dicas

- Transforme as refeições em momentos prazeirosos. Respeite os gostos do seu filho, deixe o prato bonito, apetitoso, cheiroso e varie o cardápio.

- Respeite os horários e evite dar lanchinhos, biscoitinhos, salgadinhos entre as refeições.

- Não negocie as refeições. Nada de “ vender” o almoço em troca da sobremesa ou de um presente.

- Mantenha a calma. Se a criança perceber que desperta reações nos pais recusando o alimento, certamente ela irá usar a comida para manipular ou chamar a atenção.

- Não exagere no prato. Coloque uma porção adequada ao que a criança é capaz de ingerir.

- Sucos e água também “enchem barriga”. Por isso evite-os durante as refeições.

- Jamais brigue ou grite com a criança se ela não quiser comer. Assim ela poderá associar as refeições a punições ou castigos.

- Dê o exemplo. O prato dos pais deve ser composto de todos os grupos de alimentos e deve ser ingerido com gosto.

- Tenha paciência e seja otimista. Não desista!  


Envie por email

16 comentários - Deixe seu comentário também
por Anny Moraes, em 29 de Maio de 2010 as 5:39 PM

Meu filho nao come a comida que outras pessoas fazem principalmente o arroz. Se eu forçar ele vomita. Ele diz que tomou nojo da comida de uma baba que cuidou dele quando tinha 5 anos. Me ajudem, nao sei o que fazer. Obrigada!

por Fernanda Correia Vitorino Murillo, em 18 de Abril de 2010 as 12:35 AM

Meu filho tem 1 ano e 7 meses, come carne,frango,moela,legumes, todos os tipos de frutas, papinha, mas tem horror ao arroz e o feijão estou desesperada não aguento mais tentar tentar e tentar e não ter exito, me ajudem por favor. Já tentei de tudo amassado, passado na peneira, processado, ele tb não come coisas com molhos é como se tivesse nojo cospe tudo e faz sinal de ansia, me ajudem estou aberta a sugestões...Obrigado

por Anna (não registrado), em 27 de Janeiro de 2010 as 12:40 PM

Meu filho tem 2 anos, não come nenhum alimento... tem horror a arroz, feijão, macarrão, legumes cozidos...etc... porém come muito bem biscoitos, pastéis... Ele foi desmamado com 1 ano e 9 meses, após o desmame continuei com papinha... hoje nem a papinha ele aceita... só quer mamadeira... não sei o que fazer... alguém pode me ajudar? annabalestrero@ig.com.br

por GISELE (não registrado), em 25 de Janeiro de 2010 as 5:10 PM

BOM MEU FILHO VAI FAZER 10 ANOS E TBM NÃO COME MUITA COISA. ARROS, FEIJÃO, PEIXE, CARNE, GALINHA,FRUTAS,VERDURAS. VCS DEVEM SE PERGUNTAR O QUE ELE COME: PÃO COM QUEIJO, PASTEL DE QUEIJO, PIZZA DE QUEIJO, BATATA FRITA. JÁ TEITEI DE TUDO, CASTIGO, BATER, CONVERSAR, CHANTAGEM... MAS NÃO TEM JEITO

por orlene rodrigue (não registrado), em 22 de Janeiro de 2010 as 10:45 AM

meu filho tem 10 anos e ele te nojo de de comida só come arros ecarne,miojo ,aceita poucos alimentos o ue fazrr.

por cintia bezerra (não registrado), em 13 de Dezembro de 2009 as 10:25 AM

meu filho tem 3 anos e 4 meses nao come arroz nem feijao se eu insisto ele vomita come somente pao,bolo ,leite frutas r tudo q e bem frito como partel batata frita hemburguer e churrascotentei de tudo mas sem nenhum resultado

por Sonia Maestre (não registrado), em 08 de Dezembro de 2009 as 8:24 PM

Oi tenho um filho de 3 anos e 5 meses, que não come arroz e feijão, mas a sopa ele toma no almoço e jantar e come muito bem. Não sei o que faço pra ele comer o arroz e feijão. Come carne, frango, linguiça, pão, bolacha. E está com 1,06 e 22 kg. O medico diz que ele está um pouco acima do peso.

por wilson (não registrado), em 07 de Novembro de 2009 as 6:04 PM

meu filho tem 12 anos e dez do 1 ano de idade não come arroz e feijão so frutas carne branca massa aveia cranola o que faço ele tem ansia quando ve comida

por juliana araujo carvalho santos (não registrado), em 28 de Outubro de 2009 as 10:47 PM

Gostei da reportagem, pois tenho um filho de 7 anos ,que so come arroz com batata frita ja tentei de tudo ele diz que tem henjoo quando ve feijao nao gosta de carne gostaria de saber se tem alguma dica para mim ......obrigada email abnerxande@gmail.com

por carla (não registrado), em 24 de Outubro de 2009 as 2:49 PM

neu filho de 1 ano e 5 meses tem um cancer Neuroblastoma e de repente ano quer comer nada nem beber suco nem leite ja tentei todos os tipod farinha e ele mama uns 20ml e nao quer mais e percebi q a urina dele esta bem amarelada e com cheiro forte oq pode ser??tem a ver com a doença.Obrigada

por claudia (não registrado), em 04 de Outubro de 2009 as 12:50 PM

ola gostei da reportagem, mas fiz o contrario, se ele nao comia deixava de castigo, ou ate dava umas palmadas, ele ainda nao come comida, e preciso de ajuda para reverter esse caso, alguem pode me ajudar? obrigada, cembgouvea@gmail.com

por NILDA (não registrado), em 01 de Outubro de 2009 as 12:56 AM

MEU FILHO DE 5 ANOS NAÕ QUER SABER DE ALMOÇAR O Q FAÇO? TODOS OS DIAS E´A MESMA COISA.

por MARA S. LIMA (não registrado), em 29 de Junho de 2009 as 4:35 PM

tenho filho de 10 anos e desde 1 ano e tres meses ele não come comida, soube que ele sofre ¨fobia alimentar¨, alguem pode me ajudar? se conhecer casos parecidos por favor entre em contato comigo. triunfomara@hotmail.com grata Mara

por Patrícia (não registrado), em 08 de Maio de 2009 as 11:59 AM

Meu filho tem 1 ano e 4 meses e não come de jeito nehum comidas em grãos (arroz e feijão) ele sente que esta inteiro e a põe para fora da boca, mas ele come carne, batata frita, outras coisas, não entendo o pq não come arroz e feijão, só se for em papinha bem amaçado!!! O que faço??

por Ady (não registrado), em 30 de Março de 2009 as 5:02 PM

Muito bom. Só não consegui ainda que o meu filho de 2 anos e meio faça as refições à mesa. A TV ainda é uma grande aliada!!!

por elisandra (não registrado), em 10 de Janeiro de 2009 as 5:16 PM

Adorei a reportagem. Tenho um filho de 4 anos que tem dificldades para se alimentar de comidas saudaveis

Cadastre-se ou faça login para comentar.