Homens x diaristas

por Redação Meia Fina

Conversando com um grupo de amigas constatei um comportamento curioso dos homens: eles implicam com as diaristas. 

Tá certo, sempre há falhas. Às vezes não passam direito a roupa, não tiram pó daquela estante cheia de livros, esquecem de tirar a roupa de cama se você não pedir, consomem os produtos de limpeza e às vezes os da geladeira. Mas se você trabalha fora e mal tem tempo de passar no salão para fazer a mão no fim de semana, você sabe da importância que uma diarista pode fazer na sua vida. Só de pensar que você não vai precisar enfrentar aquela pilha de louça na pia no fim do dia já dá um alivio que vale cada centavo da diária que ela cobra.

Mas o comportamento masculino é diferente. Eles avaliam o que está errado. Não gostam de encontrar com a diarista, odeiam que elas contem alguma história e acham que é tudo culpa delas, enfim prefeririam que a casa fosse auto-limpante. Ou será que prefeririam que você cuidasse de toda a casa?

Uma colega minha desenvolveu uma teoria interessante. Ela fala que não aprovar o trabalho de outra mulher que cuida da casa é uma forma de dizer que tudo só vai estar perfeito o dia em que você assumir o comando de tudo. Então vieram os questionamento: os homens, por mais descolados que sejam, preferem que a mulher (dele) fique em casa cuidando de tudo? Ou será é pura implicância masculina? Ou será que é imaginação da nossa cabeça e eles amam a diarista?

O Meia Fina foi perguntar a eles. Veja as respostas:

Quem cuida melhor da sua casa?
mãe 0%
mulher (20%)
diarista (20%)
você mesmo (60%)
 
Você acha que a diarista tira a sua privacidade?
sim (80%)
não (20%)
 
Você acha que ela é necessária?
sim (100%)
não (0%)
 
Por quê? (Veja algumas respostas)
Precisa deixar a casa limpa, além de lavar roupas. (Francisco Santos, 27, administrador)
Porque é ela quem faz a limpeza pesada (Allan Patrick- gerente de estoque)
A causa viraria um caos pois eu não iria arrumar. Não sei e não tenho tempo. (não quis se identificar)
 
O que mais te desagrada nas diaristas?
a. ela fala demais
b. sempre tira alguma coisa do lugar (20%)
c. não limpa direito a casa
d. todas as opções (60%)
e. outra. (20%)

Qual?
-Escolhe exatamente os horários em que você está estudando, dormindo ou vendo filmes para passar aspirador, enceradeira e usar os eletrodomésticos mais barulhentos possíveis. (Francisco Santos)
-Não tem iniciativa. Tem que ficar explicando e dizendo tudo (não quis se identificar)

Você acredita que ter uma diarista traz mais vantagens ou desvantagens? Por que? (Atenção, todos os entrevistados concordaram que elas trazem vantagens, veja os motivos)
-Porque é melhor agüentar um estranho em casa do que ficar com tudo sujo. (Francisco Santos)
-Porque minha esposa fica feliz com a casa organizada.(Allan Patrick)
-É muito difícil conviver com uma mulher dentro de casa com a qual não tenho nenhuma relação de amizade, parentesco. (não quis se identificar)

Pedimos também para os entrevistados contarem alguma história trágica ou curiosa sobre elas. Olha só.

tragédia:  ela prendeu a pata do gato de estimação na porta, o que me irritou profundamente. durante uns 4 meses ficava em casa no dia em que ela vinha com medo que o gato fosse machucado.

curiosidade: com a última diarista que tive consegui montar o esquema perfeito. Como muitas vezes trabalho até tarde me dou também o direito de dormir até mais tarde. Ela trabalhava três vezes por semana, mas chegava somente às duas horas da tarde, quando já não havia mais riscos de eu estar em casa. Nos comunicávamos através de bilhetes – roupas para passar, pagamentos, lista de compras, etc. em três anos, devo ter encontrado com ela apenas três vezes. Mas era ótimo. eu chegava em casa e tudo estava limpinho e arrumado mas não precisava ter que dar bom dia, perguntar da vida dela ou ter que colocar um roupão para ir até a cozinha.

E então, mulheres, o que vocês acham que podemos concluir deste estudo? Mandem suas opiniões.

 Diaristas, nós (e eles), no fundo, amamos vocês!


Envie por email

por jose fernando da silva (não registrado), em 13 de Abril de 2009 as 9:16 PM

Quantos dias semanis é considerado como trabalho de diarista?, pois meu amigo foi dispensado de caseiro e logo após foi contratado como diarista na mesma casa trabalhando 4 vezes por semana. é coreto? jfefe67@hotmail.com

Cadastre-se ou faça login para comentar.